Fale com a gente!
(24) 3337-2573 • 3347-1007
(24) 3337-2573
 3347-1007
(24) 99912-2838
(24) 3337-2573 • 3347-1007 (24) 99912-2838

O que fazer com a inadimplência nos condomínios diante da crise do Coronavírus

dicas

Em virtude da pandemia do Coronavi?rus (Covid-19) todos os condomi?nios (de apartamentos ou de casas) esta?o sendo gravemente afetados em suas financ?as.

O condomi?nio e? equiparado a uma empresa (pessoa juri?dica) e, por conseque?ncia, possui despesas cotidianas para a sua manutenc?a?o, como: O pagamento dos funciona?rios (portaria, limpeza, administrac?a?o e outras), ale?m da manutenc?a?o da pro?pria edificac?a?o (seguranc?a contra ince?ndio, hidra?ulica, ele?trica, elevadores, telhado, fachada).

Racionalizar as despesas "na?o essenciais" que podem ser suspensas ou adiadas, como por exemplo, uma obra que na?o corre riscos, e? uma alternativa va?lida para o momento. Mas, simplesmente cortar todas as despesas (inclusive as essenciais) e? impratica?vel.

A alternativa que vem sendo realizada e? a utilizac?a?o do numera?rio das arrecadac?o?es do Fundo de Reserva, pois e? numa situac?a?o emergencial e imprevista (caso fortuito ou forc?a maior), que a legislac?a?o autoriza ao si?ndico a utilizac?a?o dessa reserva para o pagamento das contas ordina?rias.

Num momento de crise e com poucos recursos financeiros, o condomi?nio devera? negociar, parcelar, facilitar ao ma?ximo o que for possi?vel para continuar realizando a?s cobranc?as. Acima de tudo, entender a difi?cil situac?a?o financeira do devedor e lhe propor uma outra soluc?a?o que ajude a ambos (ao devedor em pagar a sua di?vida e ao credor receber o seu cre?dito).

O acordo e? um milha?o de vezes melhor que, simplesmente, deixar de cobrar ou aguardar a recuperac?a?o dessa crise biolo?gica que afeta em muito a economia do Pai?s e na?o se sabe ao certo por quanto tempo mais ira? durar.

Portanto, na?o descuidem das cobranc?as, façam-na por meio de seus prepostos, negociem as di?vidas, proponham melhores condic?o?es de acordos ou parcelamentos que sejam vantajosos para ambas a?s partes.