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Síndico precisa atender 24 horas?

dicas

Apareceu algum imprevisto no condomínio? O síndico precisa ficar sabendo. As funções de um síndico são muitas e às vezes bastante complexas. Ele tem que estar disponível para gerir os gastos e tomar decisões importantes em prol do condomínio, porém será que ele precisa estar acessível para as pessoas 24 horas por dia?

De fato, não existe qualquer legislação que obrigue o síndico a ficar disponível ininterruptamente. Entretanto, ele é o representante legal do condomínio e precisa ficar a par das coisas que acontecem no local o mais rápido possível.

Portanto, é imprescindível que os candidatos a síndico analisem se serão mesmo capazes de cumprir seus deveres no cargo e atender, ainda que moderadamente, aos anseios e interesses dos outros condôminos no momento em que as divergências e questões surgirem.

Para lidar com essa situação existem algumas boas saídas, como:
- Fazer constar em ata os dias da semana e os horários que o síndico pode atender aos condôminos, já na mesma assembleia em que foi eleito.

- Abrir outros canais de contato por e-mail do condomínio, ou ainda a distribuição do número pessoal de telefone celular, se for o caso, para assegurar uma comunicação mais ágil.

- Fazer uso de quadros de avisos ou painéis onde possa pendurar notícias e informações diversas do condomínio.

- Pode-se estabelecer também que o zelador ou a empresa que administra o prédio estarão autorizados a cuidar de algumas adversidades ou intermediar certas ocorrências.

Um bom síndico, além de saber ouvir e ter um pouco de flexibilidade de horários, deve estar disposto a atender os condôminos e mediar bem os conflitos entre vizinhos. Procure agir com bom senso para não ter desgastes e evitar conflitos com os moradores.