Fale com a gente!
(24) 3337-2573 • 3347-1007
(24) 3337-2573
 3347-1007
(24) 99912-2838
(24) 3337-2573 • 3347-1007 (24) 99912-2838

Veja cuidados com o condomínio a serem tomados neste verão

dicas

O verão pode ser sinônimo de férias e diversão, mas também de problemas e extremidades climáticas. E tão fortes quanto o calor, as chuvas da estação podem oferecer muitas dores de cabeça para síndicos e condôminos, caso não se preparem para esta época.

Entre os itens que merecem a atenção do síndico está o sistema de captação e escoamento de águas pluviais. As partes que devem ser limpas e desobstruídas: calhas, condutores, caixas de passagem e de captação dos sistemas pluvial e de drenagem (que faz a captação da água do subsolo) e buzinotes (saídas do sistemas de drenagem dos muros).

Lembramos também da importância às portas sujeitas a “chuva de vento”, aos revestimentos das fachadas, às empenas e ao sistema de esgoto.

O síndico deve aconselhar, e os moradores têm que se conscientizar quanto aos cuidados com o esgoto, que, se entupido, pode haver transbordamento e refluxo para dentro do condomínio durante as chuvas.

As tempestades de verão não costumam ser apenas as com maior volume hídrico, como também as que concentram mais raios, sobretudo num país tropical como o Brasil. Para evitar os perigos mortais trazidos por essas descargas elétricas, os para-raios e as antenas de TV são peças chave.

Os para-raios são fundamentais, mas precisam estar bem fixados para evitar que alguma parte caia durante a descarga, além de estarem com os três sistemas operando (captação, condução e aterramento). Já as antenas de televisão precisam estar ligadas aos para-raios, afinal, são peças metálicas no topo dos prédios e atraem raios.

Fechar e vedar janelas é uma tarefa de cada condômino, pois a umidade que pode entrar no prédio pode gerar bolor e afetar as estruturas. A corrosão das armaduras e a perda da proteção passiva do concreto são abalos graves que podem vir a ocorrer se houverem esses descuidos.

Da parte do síndico cabe cuidar da impermeabilização de lajes, telhados e paredes com manutenção preventiva de tempos em tempos.